quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Queda de Gigantes


Eis um excelente livro de um estraordinário autor.

Queda de Gigantes (Sextante, 912 pgs) mostra porque Ken Follett é o gigante que é.

Mais uma vez ele nos leva a um acontecimento histórico, um não, vários. O primeiro volume da trilogia entitulada "O Século" se dá de 1911 até 1923 e passa por duas das mais importantes passagens da humanidade, Primeira Grande Guerra e Revolução Russa.

O livro mostra a vida de 5 famílias profundamente afetadas por estes fatos e nos coloca próximo aos acontecimento. Follett, como sempre, embasado em fatos e documentos, usa e abusa de trechos reais, misturando os personagens com personalidades históricas nos momentos decisivos desse período.

A leitura é bem empolgante e fácil. Difícil é conter a ansiedade e esperar pelo segundo volume, que só sai em 2012 e vai abranger a Depressão de 29 e Segunda Guerra.

Segue a sinopse de capa do livro:

Cinco famílias, cinco países e cinco destinos marcados por um período dramático da história. Queda de Gigantes, o primeiro volume da trilogia O Século, do consagrado Ken Follett, começa no despertar do século XX, quando ventos de mudança ameaçam o frágil equilíbrio de forças existente - as potências da Europa estão prestes a entrar em guerra, os trabalhadores não aguentam mais ser explorados pela aristocracia e as mulheres clamam por seus direitos. De maneira brilhante, Follett constrói sua trama entrelaçando as vidas de personagens fictícios e reais, como o rei Jorge V, o Kaiser Guilherme, o presidente Woodrow Wilson, o parlamentar Winston Churchill e os revolucionários Lênin e Trótski. O resultado é uma envolvente lição de história, contada da perspectiva das pessoas comuns, que lutaram nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, ajudaram a fazer a Revolução Russa e tornaram real o sonho do sufrágio feminino. Ao descrever a saga de famílias de diferentes origens - uma inglesa, uma galesa, uma russa, uma americana e uma alemã -, o autor apresenta os fatos sob os mais diversos pontos de vista. Na Grã-Bretanha, o destino dos Williams, uma família de mineradores de Gales do Sul, acaba irremediavelmente ligado por amor e ódio ao dos aristocráticos Fitzherberts, proprietários da mina de carvão onde Billy Williams vai trabalhar aos 13 anos e donos da bela mansão em que sua irmã, Ethel, é governanta. Na Rússia, dois irmãos órfãos, Grigori e Lev Peshkov, seguem rumos opostos em busca de um futuro melhor. Um deles vai atrás do sonho americano e o outro se junta à revolução bolchevique. A guerra interfere na vida de todos. O alemão Walter von Ulrich tem que se separar de seu amor, lady Maud, e ainda lutar contra o irmão dela, o conde Fitz. Nem mesmo o americano Gus Dewar, o assessor do presidente Wilson que sempre trabalhou pela paz, escapa dos horrores da frente de batalha. 

Nenhum comentário: